A AR2Z chegou ao mercado com foco na excelência e na segurança a partir de empreendimentos exclusivos. Ela surgiu por meio de uma parceria entre as empresas Zacon Zanini Construções e Rubin Construções e Incorporações aos empresários Cristiano Antoniazzi Abaid, Marcelo Zampieri e João Mariano Rossatto.
Já no primeiro empreendimento, a nova empresa deixou evidente o papel que pretende ocupar no mercado da construção civil, apresentando um imóvel que se destaca em meio aos empreendimentos de alto padrão, os quais estão em construção em Santa Maria. Com 14 apartamentos, um por andar; três dormitórios, todos eles suítes; três vagas de garagem; elevadores inteligentes; espera para a recarga de carros elétricos, e com uma proposta sustentável, que irá coletar água da chuva e captar energia solar, o 14BIS já rendeu elogios do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Samir Samara.
– O que estamos vendo é uma obra rápida, limpa e organizada – comentou Samara.
O empresário, proprietário da DB Graus, explicou como funciona a estrutura de drywall, que está sendo usada na construção.
– A DB Graus trabalha há 26 anos com drywall, que são paredes internas como as que serão usadas no 14BIS. É um sistema que permite transformar o ambiente em vários outros layouts, ou seja, será possível comprar um apartamento três dormitórios e transformar em um dormitório. O cliente também ganha espaço interno em função da parede ser de menor largura que a de alvenaria, além do conforto térmico e acústico. Nos Estados Unidos e Europa só existem paredes deste tipo, porque existe facilidade de montagem e execução rápida – explica.
A entrega do 14BIS está prevista para dezembro de 2024, mas, como o cronograma está andando rápido, ao fechar o primeiro ano de obras, a AR2Z promoveu uma visitação para alguns convidados. Impressionam no local o canteiro de obras, muito mais limpo do que o que se costuma ver na maioria das construções, graças às tecnologias empregadas. Além disso, fica evidente como a obra é segura e os avanços que ela já alcançou, com 33% da construção já executada.
– Um empreendimento como esse qualifica as obras executadas de Santa Maria. A cidade já tem uma tradição. A construção civil é muito forte, é a nossa maior indústria, e um prédio como esse efetivamente traz um diferencial para a acupuntura urbana. Além da qualificação do prédio, os empreendedores estão comprometidos com a nossa cidade, com o desenvolvimento econômico de Santa Maria – destacou o viceprefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.
Decimo, que é proprietário da Fabricon, empresa que realiza o corte e dobra de aço das estruturas metálicas usadas na obra, explicou como a realização dessa etapa fora do canteiro de obras oferece segurança e diminui o desperdício de materiais.
– Ela tira a essa etapa do canteiro de obras, porque a Fabricon traz a estrutura pré-montada pronta, para que, depois, seja feito o preenchimento com concreto – explicou Decimo.
Para o empresário Valnei Beltrame, proprietário da Beltrame Materiais de Construções, a cidade ganhou um empreendimento que mostra como o mercado da construção civil e o mercado imobiliário da cidade se mantém fortes.
– O ano de 2021 foi excepcional para todos nós. As indústrias nem estavam conseguindo produzir tudo o que se adquiria. Já se sabia que 2022 não seria tão forte, mas o mercado continua aquecido. No 14BIS, percebe-se que as obras estão indo bem, com alguns andares já levantados. Além disso, os empresários e o próprio construtor exigem produtos de melhor performance. Afinal, ao usar tubos e conexões de Classe A, garante-se aos futuros proprietários a tranquilidade de que foi usado um produto de qualidade. Uma segurança a mais também para o construtor – afirma Beltrame.
Essa questão da escolha de materiais de marcas consagradas e com padrão de qualidade Classe A é um dos pontos fortes da AR2Z.
– O empreendimento é fruto da união de amigos. Nós fundamos a AR2Z e, desde o início, pensamos em como colocar um prédio em um bairro considerado de expansão urbanística. Então, resolvemos fazer um apartamento por andar, o que gerou 14 apartamentos, e o que nos levou ao nome 14BIS. Acreditamos que o empreendimento será um marco para o bairro Menino Jesus. A palavra-chave para os nossos empreendimentos é entregar prédios dentro das normativas e usar materiais normatizados. O diferencial da construtora, pelo perfil dos empresários que fazem parte, é também entregar uma segurança jurídica, com todas as licenças necessárias – explica o engenheiro civil Rogélio Zanini.
Cada detalhe do empreendimento foi pensado para trazer segurança, conforto e inovação para os futuros proprietários.
– Seguindo tendências futuras, implementamos algumas questões que vêm dos grandes centros e a gente entende que sejam necessárias, como automação dos apartamentos. A questão de segurança patrimonial é um ponto forte. Haverá sistema de vigilância, leitura de placas de veículos, biometria e reconhecimento facial – destaca o engenheiro eletricista Daniel Zanini
Uma vista de tirar o fôlego e um planejamento voltado para a sustentabilidade agregam valor aos imóveis do empreendimento.
– Além da vista belíssima, haverá captação da água da chuva para a irrigação do jardim e outros benefícios. Esse foi um empreendimento planejado com um pensamento voltado para a segurança patrimonial. E todas as tecnologias de vanguarda que estão presentes no mercado, estão no 14BIS – ressalta Rogélio Zanini.
No prédio, também chamam a atenção o isolamento acústico e térmico.
– O empreendimento partiu da ideia de ser diferente no mercado. O proprietário terá um andar só para ele, haverá elevador privativo e elevador social. Os blocos usados são celulares, e dão otimização em relação às questões térmica e acústica, prezando pelo conforto do usuário. Está sendo usada uma estrutura em concreto armado, trazendo estabilidade e rigidez na estrutura. É um produto único em Santa Maria, com vista para todos os lados e que busca a sustentabilidade – detalha o engenheiro civil Gustavo Abadd.
Com tantos diferenciais, o 14BIS tem tudo para marcar não só o início das atividades da AR2Z, mas, também, uma nova época para o bairro onde está construído e na construção civil de Santa Maria.
A PERSONA ESTEVE NA OBRA NO DIA EM QUE O PADRE FRANCISCO BIANCHIN REALIZOU A BENÇÃO. NO PERSONA NEGÓCIOS, QUE TEVE APRESENTAÇÃO ESPECIAL DO JORNALISTA ALEXANDRE DE GRANDI, VOCÊ CONFERE, NA INTEGRA, A PRODUÇÃO DESSA MATÉRIA. O PROGRAMA COMPLETO ESTÁ DISPONÍVEL EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE.
Por: Marilice Daronco